UM BREVE HISTÓRICO DO NOSSO PROJETO "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
A
necessidade do projeto surgiu da observação da alimentação das crianças na
escola. Se por um lado é possível perceber alunos que exageram na alimentação,
comendo porções maiores do que sua necessidade diária, por outro lado é notável
que alguns alunos apresentem dificuldade em se alimentar e rejeitam uma
variedade enorme de alimentos. Há ainda, crianças que trazem em suas mochilas,
guloseimas, como balas e chocolates, para consumirem escondidas na escola, já
que não é permitido trazer qualquer tipo de alimento de casa.
Como a
escola é de período integral e, dessa forma é responsável pelas principais
refeições do dia, torna-se fundamental que a criança tenha conhecimento da
importância de alimentar-se bem, assim como, permita-se experimentar alimentos
diversos.
Dessa forma, o objetivo do projeto é permitir que
os alunos, juntamente com seus familiares, reflitam sobre seus hábitos
alimentares e das consequências que esses hábitos têm na sua saúde. Pretende-se
levar ao conhecimento dos alunos que tanto a carência quanto o excesso de
alimentos podem gerar doenças e prejudicar o crescimento.
A RIQUEZA DO TRABALHO EM EQUIPE
A escola de educação integral propicia a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento. Há um tempo pedagógico específico na carga horária de trabalho docente destinado ao planejamento em conjunto. Neste contexto, a riqueza desse tempo se trata no compartilhar entre os saberes dos professores pedagogos e especialistas.
 |
Refeitório |
 |
Trabalho interdisciplinar: Salada de Frutas |
 |
Visita ao Ceasa |
 |
Horta |
 |
Horta |
 |
Alimentação Saudável e Cuidados |
 |
Entrevista com o André (merendeiro) |
 |
Pai ensinando os alunos a cultivar a horta |
 |
Palestra sobre Alimentação Saudável e Ceasa |
 |
Atividade interdisciplinar: Salada - Sabores |
 |
Nossas verduras |
 |
Nossos temperos |
 |
Nossa linda horta |
Nenhum comentário:
Postar um comentário